O vencedor desenvolveu um trabalho admirável numa rádio da Tanzânia. Crianças e adolescentes deslocados falam dos seus problemas num programa a eles destinado
O vencedor desenvolveu um trabalho admirável numa rádio da Tanzânia. Crianças e adolescentes deslocados falam dos seus problemas num programa a eles destinadoUm jovem refugiado congolês ganhou, recentemente, o Prémio Internacional da Paz para as crianças. O rapaz de 16 anos vê, assim,reconhecidoo seu trabalho num programa de rádio para petizes deslocados na Tanzânia. O júri considerou que Baruani Ndume tinha defendido os direitos das crianças de forma extraordinária e em difíceis condições. O projecto tem contribuidopara a evolução da sociedade e mudança de comportamentos nos campos de refugiados, considera o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância,no país. Falar na rádio ajudou as crianças a desenvolver capacidades e talentos e aumentar, consideravelmente, a confiança neles próprios, explica Heimo Laakkonen.
O programa da rádio Kwizera, sediada na Tanzânia, foi emitido pela primeira vez em Março de 2008. Todos os domingos à tarde, Children for Children – C4C [de crianças para crianças] convida meninos e meninas a falar do que os preocupa. Questões como a falta de camas nos hospitais, fraca qualidade dos estabelecimentos de saúde e custos muito elevados na educação são assuntos discutidos, durante as sessões. algumas das crianças participantes conseguiram reencontrar familiares com quem tinham perdido contacto durante a guerra, através desta iniciativa.
Estou muito feliz por ter ganho este prémio e ver reconhecido o meu trabalho na rádio com as crianças . Vou continuar a esforçar-me para que as pessoas entendam e compreendam questões ligadas aos direitos das crianças, assegurou o vencedor. Baruani Ndumeperdeu os pais ao fugir da República Democrática do Congo. Vive em campos de refugiados da Tanzânia, desde os sete anos de idade. Pela primeira vez, o prémiofoi entregue a uma criança refugiada.