Bento XVI espera que a sua visita à sinagoga de Roma, a 17 de Janeiro, sirva para marcar “uma nova etapa no caminho irrevogável do entendimento e da amizade” entre as duas religiões
Bento XVI espera que a sua visita à sinagoga de Roma, a 17 de Janeiro, sirva para marcar “uma nova etapa no caminho irrevogável do entendimento e da amizade” entre as duas religiõesNa carta enviada ao grande rabino de Roma, Riccardo Di Segni, o Pontífice expressa o desejo que a sua visita à sinagoga manifeste e aumente a fraternidade entre judeus e católicos, e constitua uma etapa ulterior no caminho irrevogável de concórdia e amizade entre eles. O Papa estará acompanhado do patriarca latino de Jerusalém, Fouad Twal, do núncio apostólico em Israel, antonio Franco, e do vicário patriarcal para a Galileia, Giacinto-Boulos Marcuzzo.
O patriarca latino de Jerusalém espera que a visita ajude nas relações inter-religiosas: É um gesto que fazemos com o coração para demonstrar nosso respeito à comunidade de Israel. Esperamos que a visita tenha impacto positivo sobre a opinião pública e sobre Jerusalém, disse.
Esta será a terceira vez que o Santo padre entrará num local de culto judeu. E coincide com o dia para o aprofundamento e o desenvolvimento do diálogo entre judeus e católicos, que tem como tema este ano a quarta palavra: lembra-te do dia de sábado para santificá-lo’ (Ex 20,8).