O secretário-geral das Nações Unidas afirmou que o combate à pobreza será uma das suas prioridades para este ano
O secretário-geral das Nações Unidas afirmou que o combate à pobreza será uma das suas prioridades para este anoBan Ki-moon lembrou que o mundo se comprometeu a concretizar os Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento (OMD) em matéria de redução da pobreza no mundo até 2015. O responsável anunciou que vai organizar uma cimeira consagrada aos OMD em Setembro em Nova Iorque, à margem da assembleia-geral da ONU, para acelerar os esforços em relação a estes objectivos.
Na reunião da assembleia-geral, o secretário-geral das Nações Unidas anunciou sete prioridades estratégicas estabelecidas para a ONU este ano. Entre elas também está o pacto sobre mudanças climáticas. Outras prioridades para 2010 incluem o fortalecimento das Nações Unidas, o reforço dos direitos humanos, a intensificação dos trabalhos para um mundo livre de armas nucleares, a resolução de conflitos e a capacitação das mulheres.
Ban Ki-moon afirmou, aos jornalistas, que estamos numa era de insegurança, e que a época é difícil para muitas pessoas, com muitos conflitos. E assinalou que as Metas do Milénio são muito grandes para fracassar. O responsável defendeu que o investimento no desenvolvimento é crucial para o crescimento global, para a segurança nacional e para famílias em todo o mundo.
Em 2000, os Estados membros das Nações Unidas comprometeram-se a atingir oito objectivos até 2015: reduzir a extrema pobreza e a fome, assegurar a educação primária para todos, promover a igualdade e a autonomização das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o VIH/sida e o paludismo, assegurar um ambiente duradouro e aplicar uma parceria mundial para o desenvolvimento.