O Santo Padre manifestou-se perante as várias manifestações de perseguição aos cristãos, pelo mundo. Os casos mais recentes ocorreram no Egipto e na Malásia
O Santo Padre manifestou-se perante as várias manifestações de perseguição aos cristãos, pelo mundo. Os casos mais recentes ocorreram no Egipto e na MalásiaO Papa denunciou, ontem, a violência contra os cristãos em várias regiões do mundo. Pediu respeito, segurança e liberdade para esses fiéis. afrontados de diversas maneiras, mesmo até no exercício da sua liberdade religiosa, deixam a terra dos seus pais, onde se desenvolveu a Igreja dos primeiros séculos. Bento XVI apontou particularmente para o Médio Oriente e lembrou o recente atentado no Egipto, que resultou na morte de oito cristãos coptas. Três homens armados atiraram de forma indiscriminada sobre fiéis à saída de uma missa de Natal. a minoria copta no país tem sido alvo de várias discriminações e perseguições, ao longo dos últimos 20 anos. O clima de agressividade contra os cristãos no alto Egipto parece mais evidente nos últimos tempos, lê-se no jornal do Vaticano.
Quanto à situação no Iraque, o Papa incitou aos governantes e cidadãos a superarem as divisões, a tentação da violência e a intolerância, para construírem juntos o futuro do seu país, adianta a agência Ecclesia. O Ocidente também foi mencionado durante o discurso papal. Verifica-se, particularmente, nessa zona do mundo um um sentimento de pouca consideração e por vezes de hostilidade, para não dizer menosprezo, para com a religião, especialmente a religião cristã. Bento XVI, pela mesma ocasião, recordou a ocorrência da assembleia Especial para o Médio oriente do Sínodo dos Bispos, no próximo Outono. O objectivo é, precisamente, dar apoio e fazer sentir a solidariedade às comunidades desta região.