«O imigrante é um ser humano, diferente por cultura e tradições, mas igualmente respeitável», afirmou o Pontífice
«O imigrante é um ser humano, diferente por cultura e tradições, mas igualmente respeitável», afirmou o PontíficeO Santo Padre apelou aos italianos para que respeitem os direitos dos imigrantes ilegais no país, depois de uma uma onda de violência contra lavradores africanos. 70 pessoas ficaram feridas em choques que envolveram imigrantes africanos, policiais e a população local. em Rosarno, na Calábria.
O Papa lembrou, durante o ângelus que a violência jamais deve ser a forma de resolver as dificuldades. aos fiéis disse que o problema é, antes de qualquer coisa, humano. Convido a olhar o rosto do outro e a descobrir que [ele] tem uma alma, uma história e uma vida: é uma pessoa, e Deus a ama como ama a mim.
O Santo Padre referiu-se ainda ao ataque ocorrido contra membros da minoria cristã copta no Egipto, país predominantemente muçulmano. Sete pessoas, seis fiéis e um polícia morreram, abatidos a tiro, à porta de uma igreja em Nag Hammadi, sul do país, na noite em que os ortodoxos festejavam o Natal (6 para 7 de Janeiro). Para Bento XVI, a diversidade religiosa não pode justificar a violência e não pode ser exercida em nome de Deus.