O encontro de Taizé em Poznan, Polónia, foi uma experiência profunda de fé e de união entre jovens cristãos de vários países de Europa
O encontro de Taizé em Poznan, Polónia, foi uma experiência profunda de fé e de união entre jovens cristãos de vários países de EuropaCom a presença de meio milhar de jovens portugueses, no primeiro dia gostei de ouvir já no primeiro cântico, uma estrofe na língua portuguesa. Foi uma sensação muito particular que me trouxe à memória muitas lembranças de Portugal. Os jovens foram acolhidos pelas famílias, nas paróquias de 29 Dezembro a 2 de Janeiro último.
Participei nos momentos de oração e meditação e estive numa paróquia, partilhando a minha fé com os jovens e dando-lhes o meu testemunho missionário que apreciaram. Um dos momentos muitos sentidos e que me tocou, foi o encontro entre o arcebispo de Poznan, Stanislaw Gadecki, e o grande rabino da Polónia, Michael Schudrich. ambos debateram pontos comuns entre a fé católica e a fé hebraica, centrando-se sobre abraão, nosso pai da fé. O arcebispo citou a carta aos Hebreus e ambos falaram sobre o facto de termos o mesmo pai como símbolo da fé. No final, ficou a afirmação para juntos lutarmos pela justiça, paz e amor recíproco para um mundo novo.
a passagem do ano foi um ponto alto de alegria. Partilhamos na paróquia várias iniciativas cheias de vida e alegria. Foi um momento muito participado com cânticos, danças e muita criatividade dos participantes de todos os países. No final tive a oportunidade de dar uma entrevista na televisão local polaca com o irmão Marek, de Taizé, e dar o meu testemunho como missionário da Consolata. afirmei que o encontro foi maravilhoso e significativo. Vale a pena ir a Taizé.