Número de pessoas desalojadas das suas casas não pára de crescer, depois do pico de 2009. E procuram lugares que mais ninguém quer para se estabelecerem
Número de pessoas desalojadas das suas casas não pára de crescer, depois do pico de 2009. E procuram lugares que mais ninguém quer para se estabeleceremO número de pessoas desalojadas das suas casas na Colômbia atingiu três milhões no ano de 2009, valor máximo na história do país. Mas este número não pára de crescer. Segundo o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), mais e mais deslocados à força estão a procurar segurança em pedaços de terra que mais ninguém quer.
Uma faixa de praia nos arredores de Cartagena é um desses locais, com 118 famílias a criarem uma solução para acomodarem um novo agregado familiar a cada semana, observou o aCNUR.
No bairro de Villa Glória, na costa do Pacífico, quando estas famílias ali chegaram não tinham electricidade ou outros serviços municipais. as autoridades da cidade disseram que era uma área propensa a inundações e a propriedade da terra não era clara. Mas com o apoio do aCNUR estas famílias acabaram por se estabeler ali e, agora, são as próprias autoridades a fornecerem energia eléctrica e água potável.