activista sariana de regresso a casa deixa mensagem para 2010. E avisa que a luta continua, pelos direitos do povo do território ocupado por Marrocos
activista sariana de regresso a casa deixa mensagem para 2010. E avisa que a luta continua, pelos direitos do povo do território ocupado por Marrocosaminetu Haidar está de novo no Sara Ocidental, território ocupado por Marrocos, e daí enviou uma mensagem de ano Novo a apoiantes da causa sariana. Finalmente, acabou a batalha como esperávamos e atracou o barco da solidariedade no território da pátria sariana, escreveu a activista, referindo-se aos dias em que manteve um braço-de-ferro com o Governo de Rabat, com Marrocos a exigir o reconhecimento da sua soberania sobre o território e Haidar a recusar abdicar da sua luta – e que terminaram com a sua libertação e autorização para regressar ao Sara Ocidental.
agora, aminetu relata os dias da intransigência. Uma mulher como eu, esgotada pela tortura das masmorras secretas, pelo sadismo dos verdugos e a insolência de pessoas mal-agradecidas, não teve outra via para enfrentar a vingança cega que não fosse a de lutar com todas as suas forças, ou melhor, com o que resta delas, para dizer não.
Haidar não abdica apenas a soberania de Marrocos no território ocupado. a activista sariana, mesmo pressionada pelo Governo de Rabat, diz que continuará, entre outros aspectos, a dizer não à continuição da repressão dos inocentes, à mentira sobre os defensores dos direitos humanos sarianos e ao seu julgamento por tribunais militares e não ao abandono de presos políticos sarianos que morrem no silêncio das prisões marroquinas com graves doenças crónicas. Não – e já basta!, grita Haidar ao lembrar que são 30 anos de uma tragédia os sonhos do meu povo em pesadelos.