Um programa que presta assistência a desabrigados já tem salvo muitas vidas. Oferece um mínimo de conforto a quem faz da rua a sua casa
Um programa que presta assistência a desabrigados já tem salvo muitas vidas. Oferece um mínimo de conforto a quem faz da rua a sua casaEstadoe organizações religiosas, na alemanha,colaboram num programa que pretende melhorar a vida dos sem abrigo. as missões Banhof, dirigidas pela Caritas, decorrem nas estações de comboio, onde pessoas sem tecto procuram abrigar-se. Os sem-abrigo recebem alimentos e têm a possibilidade de se protegerem do frio. Quem está habituado a dormir na rua, há já muitos anos, chega a recusar os serviços. Desde Outubro, as estações permanecem abertas de noite, precisamente para queninguém tenha que dormir ao relento da noite.
Inicialmente, visava apoiar viajantes perdidos ou em situação crítica. No inverno tornou-se uma prioridade acolher sem-abrigo que não têm onde se recolher. O projecto difundiu-se por toda a alemanha e actualmente presta uma assistência permanente, ao longo de todo o ano. Cada ponto da missão acolhe até 120 pessoas. Todas as que aparecem são aceites. Trata-se de uma ajuda preciosa que já tem salvo muitas vidas. Na alemanha, morrem cerca de 15 sem-abrigopor ano, um número bastante reduzido. Em França, só em 2009, já faleceram 353 pessoas. Em ambos os paises existem cerca de 400 mil pessoas a viver na rua. Em Portugal, são cerca de 3000.