as comunidades de Chaone movem-se por um projecto novo que será a esperança de muitos meninos e meninas: uma escola
as comunidades de Chaone movem-se por um projecto novo que será a esperança de muitos meninos e meninas: uma escolaNessas terras montanhosas do Malawi, a falta daquilo que se considera bens essenciais, como a luz eléctrica e os medicamentos, leva os mais novos a procurarem outros lugares. Surgiu então a ideia de se construir uma grande cabana onde se poderia dar aulas, conta Piergiorgio Gamba, missionário monfortino. Espera-se assim motivar os jovens de Chaone a ficar pela montanha, onde moram cerca dez mil pessoas.
a construção da escola não foi tarefa fácil e obrigou à participação de muitos. Tivemos que esperar pelo fim do período das chuvas para poder fazer os tijolos. a areia foi difícil de extrair da montanha. Transportamos nos ombros todo o material até lá em cima: cimento, ferro, mas também portas e janelas, porque nas montanhas não há nenhum carpinteiro, conta o missionário, citado pela agência Fides.
Um furacão que se abateu inesperadamente sobre a região quase destrui o sonho da grande cabana. Contudo, a estrutura não sofreu grandes danos; algumas poupanças servirão para reconstruir o que sucumbiu. Sabemos que não podemos desiludir a esperança de alguma coisa de novo acontecer, afirma Piergiorgio Gamba. O objectivo é conseguir inaugurar a escola a 4 de Janeiro e assim proporcionar um Natal e novo ano mais feliz às crianças e jovens das montanhas de Malawi.