Há um ano, pelo Natal, 477 pessoas morreram às mãos do Exército da Resistência do Senhor. Responsáveis dos direitos humanos pedem mais protecção das populações
Há um ano, pelo Natal, 477 pessoas morreram às mãos do Exército da Resistência do Senhor. Responsáveis dos direitos humanos pedem mais protecção das populaçõesNa véspera do aniversário do massacre do dia de Natal de 2008, em que morreram pelo menos 477 civis na República Democrática do Congo (RDC), às mãos dos rebeldes ugandeses do Exército da Resistência do Senhor (LRa), um alto responsável das Nações Unidas pediu medidas mais eficazes para proteger os civis que ainda estão vulneráveis a ataques.
O subsecretário-geral para os assuntos Humanitários e coordenador de ajuda de Emergência, John Holmes, notou que há relatos não confirmados que indicam que três ataques em apenas uma semana deste mês, de 14 a 20 de Dezembro, resultaram em 47 mortes.
O apelo de Holmes segue-se ao lançamento de um relatório do alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que acusa o LR a de matar pelo menos 1200 pessoas, sequestrar 1400 e obrigar ao deslocamento de cerca de 230 mil, só na província oriental da RDC, num período de dez meses, desde Setembro de 2008 até Junho de 2009.