a crise de Honduras é um importante momento político no continente latino-americano. a participação dos cidadãos deve ir além das eleições, defende antónio Fernandes
a crise de Honduras é um importante momento político no continente latino-americano. a participação dos cidadãos deve ir além das eleições, defende antónio FernandesOconselheiro-geral da Consolata para a américa considera quea crise política de Honduras marcaum momentode viragempara o país e américa Latina. Paraantónio Fernandesestamos peranteum movimento de redescoberta das raízes latino-americanas e um processo de identidade e de retoma dos espaços políticos e económicos do poder. Define-se hoje que passos dar na américa latina, declara.
No continente falta uma participação mais activa dos cidadãos. É importante que as pessoas tenham consciência que têm de participar nos processos democráticos e de construção da sociedade. Tem de haver um maior interesse das pessoas, mas também, um maior interesse dos políticos em dar-lhes participação, defende.
Os cidadãos, hoje, têm condições para poder decidir aspolíticas [do seu país], afirma. Nós limitamos a nossa participação social ao tempo das eleições e esperamos que os eleitos nos representem. É complicado, pois nós não cobramos as promessas políticas [dos governantes], lamenta o missionário da Consolata, natural da Guarda.