O turco ali agca, autor do atentado falhado contra o papa João Paulo II, em 1981, vai sair em liberdade, a 18 de Janeiro
O turco ali agca, autor do atentado falhado contra o papa João Paulo II, em 1981, vai sair em liberdade, a 18 de Janeiroagca, hoje com 51 anos, passou os últimos 30 na prisão. Foi ex de Itália, onde cumprira os primeiros anos de pena, para Istambul em 2000. E em 2007 fora transferido para a prisão de ancara, onde ainda se encontra.
O turco ficará em liberdade após ter cumprido pena de prisão pelo assassinato de um jornalista, antes de disparar duas vezes contra João Paulo II, quando o Pontífice atravessava a Praça de São Pedro. O Santo Padre ficou ferido com gravidade, tendo, atribuído o facto de ter escapado com vida, à mão de Nossa Senhora.
João Paulo II acabaria por perdoar a agca o atentado, depois de o ter visitado na cadeia. O turco já havia sido libertado antecipadamente em 2006, mas ao fim de oito dias voltou para a prisão, após um tribunal de recurso ter considerado que a redução da pena fora mal calculada.
a libertação do antigo militante da extrema-direita pode vir a gerar polémica. O turco já adiantou que pretende viver fora do seu país. além disso, uma televisão americana ter-lhe-ia oferecido dois milhões de dólares a troco de uma entrevista exclusiva.