Ugandeses do Exército de Resistência do Senhor podem ser acusados de crimes de guerra e contra a humanidade. Em causa massacres na RD Congo e do Sudão
Ugandeses do Exército de Resistência do Senhor podem ser acusados de crimes de guerra e contra a humanidade. Em causa massacres na RD Congo e do SudãoEm dez meses de massacres, assassinatos, violações e mutilação praticados nos países vizinhos, o autodenominado Exército de Resistência do Senhor (LRa, na sigla inglesa) pode ser acusado de crimes de guerra e contra a humanidade.
Este grupo rebelde ugandês é responsável por ter morto cerca de 1300 civis, sequestrado mais de 1400 pessoas, incluindo centenas de crianças e mulheres, e levado à deslocação de 300 mil cidadãos, relatou esta segunda-feira a ONU.
as dezenas de ataques na República Democrática do Congo (RDC) e no sul do Sudão, pelo LRa, foram resumidos em dois relatórios conjuntos do Gabinete do alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, da Missão da ONU na RDC bem como da do Sudão. Estas entidades apelaram a uma intervenção internacional para ajudar a travar o massacre e levar os responsáveis a julgamento.