a Igreja tem um papel fundamental na promoção de uma mudança de mentalidades em relação à natureza. O homem é o principal interessado, defende antónio Fernandes
a Igreja tem um papel fundamental na promoção de uma mudança de mentalidades em relação à natureza. O homem é o principal interessado, defende antónio FernandesO conselheiro-geral da Consolata para o continente americano, não se mostra surpreendido com o resultado da cimeira de Copenhaga. O poder de decisão está muito elevado e os interesses são muitos, afirma antónio Fernandes. acho improvável que grandes potências como os Estados Unidos ou Europa diminuam o seu desejo de crescer e de serem maiores que os outros, considera. a era industrial fez com que a natureza esteja pouco presente nas tomadas de decisões, lamenta o missionário da Consolata.
Contudo, nem tudo foi em vão neste encontro sobre o clima na Dinamarca. Os debates, realizados no âmbito deste evento mundial, desempenharam uma importante função educadora. Há uma maior consciência [para os problemas ambientais] e acredito que se tomem medidas para colmatar aquilo que já foi feito no passado, assegura antónio Fernandes. Todos temos que ter consciência que o mundo é a nossa casa. Nelavivem outros seres vivos, cujos direitos devem ser respeitados. O ser humano não é o centro deste mundo, afirma o responsável.
a Igreja detém uma importante função na educação ambiental dos fiéis, fazendo-os entender que o ser humano é um, entre tantos outros. O homem é quem mais ganha com uma mudança de atitude. a relação dos homens entre si e com o próprio meio-ambiente mudaria totalmente, afirma o missionário. Reconhece, no entanto, que se trata de uma dura tarefa, que poderia afectar todo o sistema de funcionamento da sociedade.