Ban Ki-moon pede aos líderes para agirem como nações unidas. O presidente brasileiro mostra-se optimista, enquanto Barack Obama mantém a sua posição e pede actos
Ban Ki-moon pede aos líderes para agirem como nações unidas. O presidente brasileiro mostra-se optimista, enquanto Barack Obama mantém a sua posição e pede actosNo último diade negociações em Copenhaga, Barack Obama apela a um acordo, mesmo que imperfeito. O presidente norte-americano insta os líderes mundiais a irem além de simples tomadas de posições perante os problemas do clima e passarem aos actos. Resta-nos pouco tempo, defende, lembrando que o aquecimento global é um risco para a segurança, economia e planeta.
Os Estados Unidos mantêm a sua posição quanto à redução de 17 por cento nas emissões de gases com efeito estufa, em relação aos níveis de 2005. Barack Obama confirmou uma contribuição de10 mil milhões de dólares,por três anos. Reconheceu ainda a responsabilidade do país, enquanto segundo maior emissor mundial de gases poluentes. anunciou investimentos em energias renováveis e construções verdes.
O secretário-geral da ONU (Nações Unidas) instou os dirigentes internacionais a agirem como nações unidas. Constatou a mobilização de todos os sectores da sociedade a nível geral, desde as organizações, entidades religiosas aos próprios cidadãos. apesar da existência de divergências entre as várias potências presentes na cimeira, Lula da Silva acredita que a cimeira se conclua com um acordo entre as mesmas. O presidente brasileiro lembrou que o encontro oferece oportunidades e possibilidades de desenvolvimento a todas as nações.