2010 é o ano europeu da pobreza e exclusão social. arcebispo primaz de Braga lembra a situação de dificuldade que muitos vivem, na mensagem deste Natal
2010 é o ano europeu da pobreza e exclusão social. arcebispo primaz de Braga lembra a situação de dificuldade que muitos vivem, na mensagem deste Natal Dai-lhes vós de comer , desafia Jorge Ortiga assinalando as palavras de Jesus. a tentação está em alhear-se ou esperar que a solução venha de outro lado, escreve o bispo, num texto para esta quadra natalícia.
No entanto, ressalta o prelado, o dramatismo das situações não pode esperar. Urge operar com o que se tem e acreditar que a dignidade pode regressar para muitos com o pouco de cada um. O responsável da diocese bracarense lembra o dramático crescimento do número de pessoas que sofrem a fome , um escândalo que, lamenta, persiste em diversos países e não deixa de ter acuidade entre nós .
Às comunidades, Jorge Ortiga pede que sejam criados grupos capazes de reconhecer as necessidades e, em conjunto, descortinar soluções de solidariedade efectiva. aos fiéis apela a que tenham coragem para mudar de estilo de vida. Não podemos fechar-nos no nosso bem-estar.
O arcebispo de Braga apela ao desapego de bens materiais e a renúncia ao supérfluo fazendo a partilha. Esta realiza milagres desde que efectiva e organizada. até pode parecer pouco mas será um sinal que questiona quem vive na opulência, esquecendo ou desprezando os necessitados.