Um programa no Burkina Faso evita que pessoas com tuberculose desistam dos tratamentos e desenvolvam mais resistência aos medicamentos. Uma importante tarefa para a recuperação dos doentes
Um programa no Burkina Faso evita que pessoas com tuberculose desistam dos tratamentos e desenvolvam mais resistência aos medicamentos. Uma importante tarefa para a recuperação dos doentesO programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento desenvolve um projecto no Burkina Faso para erradicar a tuberculose. a sua acção centra-se no acompanhamento dos doentes, particularmente no controlo da toma de medicamentos. Trata-se de uma tarefa muito importante, pois os doentes só ficam curados ao fim de seis meses de tratamento.organizações da sociedade civil, ligadas ao projecto, asseguram-se que as pessoas afectadas não desistem do tratamento.
Estava tão doente que não tinha forças para me manter de pé para ir à minha primeira consulta. Estava convicta de que ia morrer, mas, recebi tanto apoio que hoje sinto-me realmente feliz por estar viva, afirma Mouniratou, uma das beneficiárias. Valeu-lhe o apoio de uma trabalhadora comunitária, trabalho elogiado pelos próprios técnicos de saúde locais. a colaboração com as associações comunitárias responde a uma necessidade urgente, explica uma enfermeira.
O projecto, iniciado em 2005, já beneficiou 5300 pessoas. Contribuiu para a taxa de sucesso dos tratamentos, que aumentou de 60 por cento, em 2000, para 72 por cento, em 2007. a tuberculose afecta os grupos mais vulneráveis da sociedade: pessoas a viver em condições de extrema pobreza e malnutridas; doentes da Sida; analfabetos. Muitos doentes não têm condições para assegurar o tratamento; outros têm dificuldades para tomarem os medicamentos prescritos. Em 2008, foram detectados 2700 novos casos, no Burkina Faso.