Uma organização de direitos humanos norte-americana alerta para a situação das mulheres no afeganistão. Estão em risco os direitos que conquistaram desde 2001
Uma organização de direitos humanos norte-americana alerta para a situação das mulheres no afeganistão. Estão em risco os direitos que conquistaram desde 2001Oito anos após a queda do regime talibã, as mulheres e jovens afegãs continuam a ser vítimas de violência e discriminação. Num recente relatório, Temos as promessas do mundo inteiro: os direitos das mulheres no afeganistão, a organização Human Rights Watch (HRW) denuncia o acesso desigual aos serviços de saúde e educação. No estudo, a organização revela que os assassinos de várias mulheres – reconhecidas na sociedade afegã – continuam à solta. aumenta assim o sentimento de impunidadeem relaçãoaos crimescontra as mulheres.
a situação das mulheres e jovens afegãs é alarmante e pode piorar, assegura Rachel Reid, investigadora da HRW, no país. O mundo está atento à nova estratégia da administração Obama em matéria de segurança neste país. É essencial assegurar que os direitos das mulheres e raparigas não permaneçam um simples desejo e sejam uma prioridade tanto dos governos, como dos doadores, defende.
Os direitos que conseguiram conquistar desde 2001, em matéria de educação, trabalho e liberdade estão em perigo – avança o relatório. as mulheres com visibilidade no país, activistas dos direitos humanos ou políticas, são frequentemente ameaçadas de morte e vivem temendo pela sua vida e da sua família. as mulheres não são prioridade do nosso governo, nem da comunidade internacional, confiou Shinkai Karokhail, membro do parlamento, à organização. Fomos esquecidas, lamenta.