Professora portuguesa que lecciona no mais jovem país do mundo lança apelo: dirigir-se a um balcão dos Correios e expedir até dois quilos de livros
Professora portuguesa que lecciona no mais jovem país do mundo lança apelo: dirigir-se a um balcão dos Correios e expedir até dois quilos de livrosCusta pouco, quase nada, fazer um pouco mais felizes estudantes de Timor-Leste. O apelo circula na internet, feito por uma professora portuguesa que lecciona no mais jovem país do mundo. a ideia é simples: dirigir-se a um balcão dos Correios e expedir até dois quilos de livros.
Segundo a professora, deve ser remetidos livros de ficção, romances, novela, ensaio, livros infantis etc. – o que é de evitar: gramáticas e manuais escolares. Já os dicionários, mesmo que um pouquinho desatualizados, são bem-vindos. O critério é explicado por Joana Souto, no apelo que chega de Díli: alguns timorenses (estudantes e não só) são um bocado fixados em aprender gramática mas ainda não têm os [conhecimentos] básicos de comunicação. Parece-me melhor ideia que possam ler outras coisas, deixar-se apaixonar um bocadinho pelas histórias mesmo que não entendam as palavras todas.
Para fazer chegar os livros a Díli é fácil: Enviar uma encomenda em tarifa económica para Timor (insistam porque nem todos os funcionários conhecem este tarifário!, recomenda a voz da experiência), por 2,49 euros. Claro que a encomenda não pode exceder os 2 quilos para poder ser enviada por este preço.
as encomendas devem ser remetidas em nome de Joana Isabel Freitas Leite Domingues Souto para a Embaixada de Portugal em Díli, av. Presidente Nicolau Lobato, Edifício aCaIT, Díli – TIMOR LESTE.