Prelados defendem compromissos concretos. apelam à mudança do estilo de vida das populações: menos consumismo e mais consistência
Prelados defendem compromissos concretos. apelam à mudança do estilo de vida das populações: menos consumismo e mais consistênciaSeis bispos, integrantes de uma delegação de 25 países presente na Conferência de Copenhaga, apelam à mudança do comportamento ambiental das populações. Os prelados, destacados pela Caritas Internacionalis e pelo Grupo Católico de Cooperação Internacional e Desenvolvimento e Solidariedade (CIDSE), representam a voz dos mais pobres neste encontro internacional. ao longo deste ano, ambas as organizações desenvolveram acções de sensibilização para as alterações climáticas e fontes de energia alternativas.
O resultado de Copenhaga deve integrar-se numa nova ética mundial, ligada à natureza; caso contrário a cimeira será um fracasso, considerou, Lesley-anne Knight, secretária-geral da Caritas. Devemos todos optar por um estilo de vida menos centrado no consumo e mais duradoiro. Embora difícil,é melhor do que não fazer nada, defendeu. Bernd Niles, secretário-geral do CISDSE, espera resultados concretos do encontro. as comunidades católicas do mundo querem que os dirigentes tomem as medidas necessárias para assegurarem o futuro, declarou.
as duas organizações defendem um acordo justo, eficaz, e específico. Indicam três pontos importantes que devem ser resolvidos: a ajuda financeira aos países pobres na adaptação às alterações climáticas; um esforço comum para manter o aquecimento do planeta abaixo dos 2 graus; e a redução das emissões de gases poluentes em 40 por cento dos países desenvolvidos, em relação aos níveis de 1990, até 2020.