ajuda internacional continua ainda a ser necessária para manter o progresso verificado. Espera-se que apoios se mantenham em 2010
ajuda internacional continua ainda a ser necessária para manter o progresso verificado. Espera-se que apoios se mantenham em 2010 a situação humanitária no Zimbabué, devastado nos últimos anos pela falta de alimentos, a erosão dos serviços básicos e uma recessão económica, em parte devida à obstinação política do Governo de Mugabe, tem melhorado significativamente, mas a ajuda continua ainda a ser necessária para manter o progresso verificado.
Qualquer choque repentino pode apagar os avanços recentes, afirmou esta quarta-feira a secretária-geral adjunta das Nações Unidas para os assuntos Humanitários, Catherine Bragg, no final de uma visita de três dias. Devemos continuar a trabalhar juntos para evitar que se perca o ímpeto. a comunidade internacional tem sido generosa para com o povo do Zimbabué, através da concessão em 2009 de 642 milhões de dólares [436 milhões de euros] para as necessidades humanitárias. a minha esperança é que isso continue assim em 2010.
Na visita de três dias, Catherine Bragg apresentou com o Governo um apelo para o financiamento deste país da África austral para 2010, que totaliza 378 milhões de dólares (256,7 milhões de euros), e reuniu-se o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai, em Harare, a capital.