No primeiro dia do encontro sobre o clima, reforçou-se o alerta para a urgência do combate ao aquecimento climático. Foi divulgado um filme para sensibilizar os presentes
No primeiro dia do encontro sobre o clima, reforçou-se o alerta para a urgência do combate ao aquecimento climático. Foi divulgado um filme para sensibilizar os presentes a abertura da Conferência de Copenhague, na Dinamarca,iniciou-se com um apelo dos países participantes para uma acção urgente no combate às alterações climáticas. Rajendra Pachauri alertou para um aumento dos custos relativos ao fenómeno do aquecimento global, num cenário de inacção, revela a Rádio das Nações Unidas. Yvo de Boer destacou medidas urgentes: redução de substâncias poluentes, compromissos ambiciosos que visem baixas emissões de gases de efeito estufa, a nível mundial.
O secretário-executivo da Convenção da ONU sobre Mudança Climática realçou a importância do momento político: há já muitos anos que não se ouviam tantas promessas de dirigentes internacionais, para as questões do clima. Para a presidente da conferência das Nações Unidas, Connie Hedegaard, Copenhaga será uma cidade com três C’s: cooperação; compromisso e consenso. a oportunidade de agir não deve ser perdida – defende.
Este dia contou com a divulgação de um pequeno filme, divulga o jornal Le Monde. O objectivoera sensibilizar os presentes para a real necessidade de uma acção urgente. a protagonista da curta-metragem era uma menina e deparava-se com um cenário catastrófico, resultante do aquecimento global. No evento, são esperados 111 chefes de estado e do governo, segundo o primeiro-ministro dinamarquês.