Muito se falou sobre o retorno do presidente democrático de Honduras ao poder, até à tomada de posse de Porfí­rio Lobo. 111 membros da assembleia votaram contra
Muito se falou sobre o retorno do presidente democrático de Honduras ao poder, até à tomada de posse de Porfí­rio Lobo. 111 membros da assembleia votaram contraCinco meses após o golpe de estado que afastou do poder Manuel Zelaya, o presidente democrático é impedido de retomar o seu cargo pelos legisladores. após longas horas de debate, o parlamento pronunciou-se contra o regresso do presidente legítimo à presidência do país, divulga a agência Misna. Ratificou, ainda, o decreto que aprovou, a 28 de Junho, a detenção e expulsão do mesmo. 111 membros da assembleia votaram contra e apenas 17 disseram sim ao retorno do dirigente.
Manuel Zelaya condenou a decisão do parlamento: Esta decisão ratifica o golpe de estado e condena o Honduras a viver na ilegalidade. a Frente de Resistência contra o Golpe de Estado, que reúne apoiantes do líder hondurenho, já anunciou não reconhecer a decisão do órgão e apela a uma mobilização geral. as recentes eleições que deram a vitória a Porfírio Lobo continuam a não ser reconhecidas pela maioria dos países da américa Latina.