2011 será o ano europeu do voluntariado, uma celebração dos voluntários e da sua contribuição para a nossa sociedade
2011 será o ano europeu do voluntariado, uma celebração dos voluntários e da sua contribuição para a nossa sociedadeMais de 100 milhões de europeus estão envolvidos em actividades voluntárias. Os dados do Eurobarómetro, de 2006, revelam que três em cada dez europeus afirmam ser voluntários activos. 80 por cento dos inquiridos considera o voluntariado uma parte importante da vida democrática na Europa.
No entanto, sete em cada dez pessoas não se voluntariam e muitas outras encontram barreiras ao voluntariado, nomeadamente falta de informação sobre como se envolver, falta de tempo, recursos económicos escassos e um sentimento de não poder permitir-se ser voluntário. as disposições legais desencorajadoras, ausência de um estatuto legal, falta de protecção contra os riscos que a actividade pode acarretar; vistos e outras barreiras para os cidadãos extra comunitários são alguns dos obstáculos.
Em 2011, celebrar-se-á o décimo aniversário do ano internacional do voluntariado das Nações Unidas (ONU). Podem ser criadas sinergias com as actividades da ONU em 2011, tirando partido do progresso obtido até agora para desenvolver uma agenda política europeia para o voluntariado 2011 +, adianta a organização responsável pelo ano do voluntariado.
ainda que tenha sido dada uma maior atenção a este trabalho gratuito, ainda estamos longe de uma estratégia e acção abrangentes ao nível europeu para a promoção, reconhecimento, facilitação e apoio ao voluntariado, de maneira a que todo o seu potencial se realize, refere a entidade.