Há milhares de pessoas que, voluntariamente, dedicam uma parte do seu tempo, trabalho e dedicação a favor de outros
Há milhares de pessoas que, voluntariamente, dedicam uma parte do seu tempo, trabalho e dedicação a favor de outros Gostaria de sublinhar a importância do papel desenvolvido pelos voluntários no mundo inteiro na protecção do nosso planeta e na promoção de importantes causas às quais se dedicam as Nações Unidas . Na mensagem para este dia internacional do voluntariado 2009, o secretário geral das Nações Unidas defende que o voluntariado constitui um dos elementos mais necessários entre aqueles que formam uma sociedade .
Ban Ki-Moon salienta que o voluntariado é uma fonte de força, resistência, solidariedade e coesão dentro de uma sociedade. algo que pode melhorar a sociedade difundindo o respeito pelas diversidades e ideais de igualdade e participação comum , conclui.
O empenho dos voluntários é essencial para a construção de um mundo melhor. a data que se assinala foi criada em 1985, pela assembleia Geral das Nações Unidas. O objectivo é apoiar grupos dedicados a acções voluntárias em diversas categorias sociais.
O dia de hoje marca mais uma etapa no caminho para os objectivos do Milénio para o Desenvolvimento, a alcançar até 2015:
1. Reduzir para metade a pobreza e a fome
2. alcançar o ensino primário universal
3. Promover a igualdade entre os sexos
4. Reduzir a mortalidade das crianças
5. Melhorar a saúde materna
6.combater a Sida, malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento