O primeiro de Dezembro marca o Dia mundial da luta contra a SIDa. Os Missionários da Consolata no Brasil estão, desde há vários anos, inseridos na luta contra a SIDa
O primeiro de Dezembro marca o Dia mundial da luta contra a SIDa. Os Missionários da Consolata no Brasil estão, desde há vários anos, inseridos na luta contra a SIDaCom o intuito de assinalar a data, foi organizado o I Seminário intitulado: aIDS: um desafio missionário . O seminário realizou-se na paróquia Nossa Senhora de Fátima no bairro do Imirim (São Paulo), onde tem três casas de apoio (Casa Siloé, Lar Suzanne e Vila Vitória).
a mesa foi composta pelo senhor Rubens que falou sobre a evolução da epidemia. Na sua apresentação deu a conhecer, aos muitos que se fizeram presentes no seminário, quais os passos que foram dados nesta caminhada. Desde os começos difíceis até aos dias de hoje, notando o grande progresso alcançado pelo Brasil nesta luta.
Ressaltou a importância da casa de apoio Lar Betânia (casa mantida pelos Missionários da Consolata), a qual foi pioneira ao não querer apenas acolher portadores do vírus do HIV, mas desde logo se preocupou em dar qualidade de vida aos portadores. Recordou igualmente o pioneirismo do Lar Betânia na reivindicação dos direitos dos portadores do vírus.
a médica Samantha, infecciologista de um dos hospitais de São Paulo, falou sobre as perspectivas científicas desta luta. afirmando que ainda estamos longe de alcançar uma cura, pois trata-se de um vírus. Para afirmar a grande evolução científica que aconteceu lembrou as crianças, agora já adolescentes e adultos que passaram pelas casas Siloé e Lar Suzanne, elas são a prova concreta da evolução, pois nos inícios tais crianças vinham para morrer nas casas, hoje não é mais assim.
Por fim, coube ao padre Valeriano, Missionário da Consolata, mostrar uma resposta concreta nesta luta: as casas de apoio. Foi ele o idealizador das casas de apoio: Lar Betânia, Casa Siloé, Lar Suzanne e Vila Vitória. Lembrou que não foi preparado para entrar no mundo da SIDa, mas foi adquirindo essa preparação envolvendo-se e partilhando a luta. Teve momentos difíceis, mas foram também muitas as vitórias que foram alcançadas.
O seminário terminou com um vídeo recordando e celebrando as crianças que passaram pelas casas de apoio. Um vídeo que emocionou a todos os que estiveram presentes. Este é o começo de mais uma vitória.