Corrupção, tráfico de drogas e armas são os problemas que mais preocupam os prelados. Em reunião, pediram uma cultura de solidariedade e maior atenção aos refugiados
Corrupção, tráfico de drogas e armas são os problemas que mais preocupam os prelados. Em reunião, pediram uma cultura de solidariedade e maior atenção aos refugiadosOs bispos da américa Latina mostraram-se preocupados com as diversas situações de pobreza, corrupção e violência no continente, num recente encontro. Na 14a Reunião do Conselho Especial para a américa da secretaria-geral do Sínodo dos Bispos, procederam a uma análise da situação social em países latino-americanos. Estiveram presentes prelados do Canadá, México, Honduras, Venezuela, argentina, Bolívia, Brasil e Guatemala.
Na reunião, os bispos apontaram vários problemas sociais e gerais: Tráfico de droga, lavagem de dinheiro, corrupção, violência, tráfico de armas, discriminação racial, dívida externa, desigualdades sociais e destruição da natureza. Contudo, insistiram particularmente na corrupção e dizem apoiar as acções das autoridades civis que combatem a questão. a Igreja prepara-se para desarreigar este mal da sociedade civil com uma adequada educação dos fiéis, maior presença de leigos cristãos qualificados na política que promovam valores como a verdade, a honestidade e o serviço em prol do bem comum, anunciaram, citados pela Rádio Vaticano.
alertam para a facilidade da circulação de armas, nomeadamente as mais perigosas utilizadas por grupos criminosos. O tráfico de droga é outra preocupação dos prelados e que acentua a instabilidade social. Lembraram ainda o valor da emigração, cuja importância é redobrada num contexto de crise económica global. Os emigrantes levam para os países de destino todo um património cultural e religioso, rico em elementos cristãos. Por fim, os prelados apelaram a uma cultura de solidariedade e de apoio aos mais pobres e marginalizados, e acima de tudo aos refugiados.