O ví­rus da Imunodeficiência adquirida já infectou 35 mil pessoas em Portugal e matou 25 milhões em todo o mundo, desde 1983
O ví­rus da Imunodeficiência adquirida já infectou 35 mil pessoas em Portugal e matou 25 milhões em todo o mundo, desde 198334 888 casos notificados. O último relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge sobre a situação epidemiológica da infecção VIH/Sida e referente a 31 de Dezembro apresenta quase 35 mil infectados. 42. 5 por cento dos casos são de utilizadores de drogas por via endovenosa, adianta a Lusa.
O número de casos associados à infecção por transmissão sexual (heterossexual) representa o segundo grupo, com 40 por cento dos registos e a transmissão sexual (homossexual masculina) apresenta 12. 3 por cento dos casos. as outras formas de transmissão correspondem a 5. 2 por cento do total.
O último relatório das Nações Unidas para a Sida aponta que desde que surgiu a doença, morreram cerca de 25 milhões de pessoas e 60 milhões foram infectadas. Nos últimos oito anos, as novas infecções diminuíram 17 por cento.