Em 25 países há gente que sofre as consequências de conflitos e catástrofes naturais. Para 2010, Nações Unidas pedem 7,1 mil milhões de dólares
Em 25 países há gente que sofre as consequências de conflitos e catástrofes naturais. Para 2010, Nações Unidas pedem 7,1 mil milhões de dólaresMais de 7,1 mil milhões de dólares (qualquer coisa como 4,72 mil milhões de euros) é quanto as Nações Unidas dizem ser necessários para, no próximo ano, ajudar 48 milhões de pessoas que, em 25 países, viram as suas vidas destruídas ou alteradas por conflitos e catástrofes naturais. O Sudão leva a maior fatia: mais de mil milhões de dólares (665 milhões de euros).
O nosso objectivo é ajudar as pessoas a sobreviverem ao próximo ano e começar a trabalhar a maneira de os fazer sair da vulnerabilidade em direcção à dignidade, à segurança e à auto-suficiência, às quais todos os seres humanos têm direito, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, no prefácio ao programa de apelo humanitário para 2010.
apresentado esta segunda-feira em Genebra, pelo subsecretário-geral para os assuntos Humanitários, John Holmes, o documento abrange as 12 situações mais graves em todo o mundo, aquelas que são as crises mais prolongadas: afeganistão, África Ocidental, Chade, Quénia, Palestina, República Centro-africana, República Democrática do Congo, Somália, Sudão, Uganda, Iémen e Zimbabué.