a Rússia reforçou a sua posição, prolongando a moratória sobre a pena de morte no país. Falta erradicar a sentença da sua legislação
a Rússia reforçou a sua posição, prolongando a moratória sobre a pena de morte no país. Falta erradicar a sentença da sua legislação a Rússia aproxima-se da abolição da pena capital. Recentemente, deu mais um passo importante nesse sentido, tendo merecido fortes elogios da amnistia Internacional. O Tribunal Constitucional do país acabou de prolongar a moratória sobre a pena de morte, que findava em Janeiro. O órgão declarava então não haver regresso nesta caminhada para a abolição total da sentença. a partir de Janeiro de2010, nenhuma pessoa poderá ser condenada à morte na Rússia.
a amnistia Internacional congratulou-se com a decisão do tribunal. Insta as autoridades russas a darem mais um passo. O mais importante: ratificar as normas da sua legislação que autorizam a pena capital. a Rússia deixou de condenar pessoas, desde 1998. Dois anos antes, tinha-se comprometido em abolir a sentença, sendo que, nos últimos anos, tem-se mostrado favorável à extinção da pena de morte no mundo. Recorda-se que, hoje, celebra-se o Dia Internacional das Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte. Cidades do mundo iluminam-se para dizerem Não à morte.