No Pacífico, situa-se o conhecido anel de Fogo, região do planeta onde ocorrem mais sismos. Medidas devem ser tomadas para evitar o agravamento da situação
No Pacífico, situa-se o conhecido anel de Fogo, região do planeta onde ocorrem mais sismos. Medidas devem ser tomadas para evitar o agravamento da situaçãoHá cerca de uma semana do início da conferência sobre o clima, em Copenhaga, a FaO (Fundo das Nações Unidas para a agricultura a alimentação) alerta para os efeitos das alterações climáticas no Pacífico. Os problemas do clima são uma verdadeira ameaça à segurança alimentar e situação nutricional da população.
O aquecimento global pode traduzir-se num aumento das catástrofes naturais num país já frequentemente afectado por fortes intempéries. as ilhas do Pacífico vão enfrentar o perigo do aumento do nível dos oceanos, alterações nas precipitações, grande secas ou ciclones tropicais, entre outros. a FaO apela os governos e países doadores a apoiarem a região a adaptar-se às alterações climáticas.
as catástrofes climáticas que podem advir terão inúmeras consequências no ecossistema terrestre e marítimo. Tal acabará por se reflectir na agricultura e na pesca, afectando a subsistência de milhares de pessoas. É aqui que os apoios se tornam muito importantes. Os agricultores não podem ser abandonados quando está em causa o aquecimento global, adverte a organização da ONU. Os trabalhadores agrícolas e produtores deverão ser ajudados na gestão dos seus recursos e instados a uma maior variedade de colheitas.
a desflorestação e deterioraçãodas florestas constituem outro problema, pois delas depende grande parte da população. Peixe, cocoe mangas são importantes elementos da alimentação tradicional, que se desenvolvem em regiões florestais. a pesca é também uma importante fonte de rendimentos que pode sofrer bastante, com a degração dos rios.