a iniciativa, com menos de dois meses de vida, já faz sucesso numa cidade do centro do país. Protege as mulheres de agressões. Também já existem autocarros femininos
a iniciativa, com menos de dois meses de vida, já faz sucesso numa cidade do centro do país. Protege as mulheres de agressões. Também já existem autocarros femininosNo México, um novo e original projecto grita o desejo de independência das mulheres e contribui para sua protecção. Táxis rosa bebé, só para as mulheres e conduzidos por mulheres, atraem os olhares de passantes pelas ruas da cidade de Puebla. O grande objectivo é prevenir os ataques frequentes contra as clientes nos táxis. Só em 2008, foram denunciados 87 casos de mulheres violadas, em táxis da capital mexicana, avança o jornal Le Monde. Estima-se que o número real seja bastante superior. a ideia visa também: mudar mentalidades através de acções que toquem o espírito das pessoas.
É bom poder deslocar-me sem ter de ouvir comentários machistas e sem ter medo de ser agredida, confessa uma cliente dos táxis femininos. Os carros estão equipados com um botão de alerta com ligação directa para a polícia, em caso de emergência. apesar dos preços serem mais elevados – uma diferença de 10 por cento – a iniciativa tem tido sucesso. a directora do Instituto das Mulheres no México olha para a medida como uma verdadeira necessidade, numa sociedade onde os homens julgam que o corpo das mulheres lhes pertence. Casos de assédio sexual em transportes públicos são comuns.
No México, a violência contra a população feminina toma proporções assustadoras. Uma mulheré assassinada, a cada seis horas. Cerca de 67 por cento admitem já terem sido vítimas da violência masculina. De acordo com o jornal francês, no país, as opiniões dividem-se quanto à eficácia do projecto. Discriminar os homens para defender os direitos das mulheres não parece ser a melhor estratégia para algumas pessoas. Contudo, há homens que aprovam. agrada-lhes saber que as suasesposasse deslocam em segurança. Há, pelo menos, a vantagem de promover emprego para as mulheres.