Interesses políticos estão na origem do pior acto de violência, ocorrido nas Filipinas, em período pré-eleitoral. 35 pessoas foram brutalmente assassinadas por homens armados
Interesses políticos estão na origem do pior acto de violência, ocorrido nas Filipinas, em período pré-eleitoral. 35 pessoas foram brutalmente assassinadas por homens armadosOs cadáveres foram encontrados numa região montanhosa da província de Maguindanao. Entre as vítimas estavam 14 mulheres, uma delas grávida; políticos e jornalistas. as cerca de 40 pessoas apoiavamo candidato ao cargo de governador da província, Esmael Mangudadatu. Uma, era esposa dele. Tinham sido raptadas ontem por um grupo de 100 homens. as cinco pessoas, que tinham conseguido escapar, já se encontram a salvo.
a presidente das Filipinas, Gloria Macapagal arroyo, decretou, hoje, estado de emergência indeterminado, nas províncias de Maguindanao Sultan Kudurat e na cidade de Cotabato, a sul do país. O ministro do interior, Ronaldo Puno, prometeu que o inquérito sobre a tragédiaestaria concluído dentro de dias. O mesmo adiantou que as autoridades já conhecem a identidade dos responsáveis pelo massacre.
Os familiares das vítimas acusam o antigo governador da província de ter ordenado o ataque. andal ampatuan pertence a uma poderosa família local e dispõe de uma vasta milícia privada ao seu serviço, a maioria paramilitares. Demitiu-se recentemente do seu terceiro mandato, o que muitos acreditam ser uma estratégia política. O objectivo seriaintimidar o rival, Esmael Mangudadatu, e impedí-lo de se candidatar às eleições em Maio de 2010.