Bento XVI e Rowan Williams, arcebispo de Canterbury reafirmaram a vontade das Igrejas católica e anglicana de consolidar entre ambas as relações ecuménicas
Bento XVI e Rowan Williams, arcebispo de Canterbury reafirmaram a vontade das Igrejas católica e anglicana de consolidar entre ambas as relações ecuménicas a Santa Sé informou em comunicado que Bento XVI recebeu em audiência privada o arcebispo de Canterbury, em 21 de Novembro. É o primeiro encontro entre ambos desde que o Vaticano criou as últimas normas para regular a entrada de anglicanos na Igreja católica. a reunião entre o Papa Ratzinger e o arcebispo de Canterbury estava programada desde antes de 20 de Outubro. Nessa altura a Santa Sé anunciou a aprovação de uma constituição apostólica destinada a acolher os anglicanos no seu seio.
Foram discutidos os últimos acontecimentos de interesse para as relações entre a Igreja católica e a comunidade anglicana, com um novo apelo à comum vontade de prosseguir e consolidar as relações ecuménicas entre católicos e anglicanos, lê-se no comunicado do Vaticano. Nos próximos dias reunir-se-á a comissão encarregada de preparar a terceira fase do diálogo teológico internacional entre as partes (aRCIC).
Bento XVI e Rowan Williams abordaram os desafios que se apresentam a todas as comunidades cristãs neste início de milénio e a necessidade de promover formas de colaboração e testemunho comum. a Constituição apostólica para a entrada de anglicanos na Igreja católica pretende contribuir para restabelecer a comunhão entre as duas confissões. a ruptura teve lugar em 1534 quando o rei da Inglaterra e senhor da Irlanda, Enrique VIII (1491-1547), não conseguiu obter do papa Clemente VII (1478-1534) a anulação do seu casamento com Catarina de aragão. O monarca proclamou-se então chefe da Igreja de Inglaterra.