alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados está a procurar mediar o regresso de estrangeiros à comunidade que os expulsou
alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados está a procurar mediar o regresso de estrangeiros à comunidade que os expulsouOs últimos ataques xenófobos que levaram cerca de três mil estrangeiros, incluindo refugiados e requerentes de asilo do Zimbabué, a fugirem de uma comunidade na África do Sul, como noticiou Fátima Missionária, foram condenados esta sexta-feira pela agência humanitária de refugiados.
O incidente xenófobo é o maior ataque em larga escala a refugiados e requerentes de asilo na África do Sul desde Maio de 2008, denunciou o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR). O aCNUR já enviou pessoal para De Dooms, a comunidade agrícola a 140 quilómetros da Cidade do Cabo onde tudo se passou, para trabalhar com as autoridades locais para tornar o local seguro para os estrangeiros, permitindo que estes regressem para lá.
Temos de avançar rapidamente para ajudar os deslocados, explicou o porta-voz do aCNUR, andrej Mahecic. Eles estão agora a aguardar o resultado das negociações com os agricultores locais, que atacaram as suas casas na terça-feira, acusando-os de roubarem os seus empregos e de aceitarem salários mais baixos nas vinhas.