a amadora de hoje é, frequentemente, referenciada pelos desacatos que lá ocorrem. Contudo, não deve cair no esquecimento a importância que a região já teve no passado
a amadora de hoje é, frequentemente, referenciada pelos desacatos que lá ocorrem. Contudo, não deve cair no esquecimento a importância que a região já teve no passadoMuitos problemas afectam o bairro do Zambujal. Droga, marginalidade, desemprego e pobreza dificultam o dia-a-dia dos habitantes. Nos últimos anos, destacam-se os esforços para melhorar a qualidade de vida de quem lá vive. Entre outros, as acções de vigilância realizadas em parceria com a Polícia de Segurança Pública para reforçar a segurança no bairro; campanhas de sensibilização para a importância da reciclagem, da associação de moradores a Partilha’; e a aquisição de um terreno para a construção de uma igreja, com a ajuda dos missionários da Consolata.
O Zambujal é um dos três bairros da freguesia da Buraca. No total contam-se 11 freguesias. a Buraca fica localizada a sul do concelho da amadora e ocupa uma área de 164,3 hectares. a sua fundação data de 1979, quando amadora se tornou oficialmente município. O primeiro após o 25 de abril de 1974.
amadora tem mais de 300 mil habitantes. Porcalhota’ foi o seu primeiro nome, até ao século XX. O concelho, actualmente apontado como uma zona conturbada de Lisboa, foi uma importante localidade da capital, dos séculos passados. Durante muitos anos, foi ocupada por grandes agricultores, mas com o tempo, o município tornou-se espaço de lazer dos nobres. Grandes palacetes e grandes campos de trigo caracterizavam a amadora dos séculos XVII e XVIII. a partir de 1887, a via-férrea que atravessava a região foi o principal motivo para a sua povoação. Lá, foram construídas as casas mais importantes de Oeiras e as primeiras casas de comércio e escolas oficiais do país. O município estava bem localizado, por se situar a meio do caminho entre Lisboa e Sintra. Era local de descanso dos viajantes.