O secretário-geral das Nações Unidas insistiu na importância de uma avaliação isenta. O secretariado da comissão já se encontra na Guiné Conacri
O secretário-geral das Nações Unidas insistiu na importância de uma avaliação isenta. O secretariado da comissão já se encontra na Guiné Conacri a comissão internacional de inquérito que vai investigar o massacre da Guiné Conacri, a 28 de Setembro, inicia os trabalhos na próxima semana. Estarão no país de 25 de Novembro a 4 de Dezembro. Ban Ki-Moon, secretário-geral das Nações Unidas nomeou três comissários, em Outubro, para dirigirem a investigação. aos mesmos pediu que trabalhassem de forma independente na avaliação dos factos e do grau de responsabilidade.
O secretariado da comissão já se encontra a trabalhar no terreno, desde 15 de Novembro. O presidente, Dadis Camara, e o primeiro-ministro guineense, Kabiné Komara, já se comprometeram perante Ban Kimoonacooperar com o grupo de investigadores. O secretário-geral das Nações Unidas espera que a investigação esteja concluída dentro de um mês.
Recorda-se que no dia 28 de Setembro, pelo menos 150 pessoas morreram numa manifestação pacífica contra o governo. Os cidadãos protestavam contra a junta militar, que tomou o poder através de um golpe de estado, após a morte do presidente Lansana Conté, em Dezembro de 2008. a manifestação foi brutalmente reprimida pelas forças de segurança estatais presentes. Testemunhas oculares denunciaram graves violações aos direitos humanos: assassínios, torturas e violações múltiplas.