João amâncio, seminarista da Consolata, é o novo correspondente do Zambujal. Está a realizar um ano de experiência pastoral no bairro da periferia de Lisboa
João amâncio, seminarista da Consolata, é o novo correspondente do Zambujal. Está a realizar um ano de experiência pastoral no bairro da periferia de LisboaVou aproveitar esta grata oportunidade que a Revista Fátima Missionária me oferece, para partilhar a missão, ideias e informações sobre o bairro Zambujal e a america Latina, os dois âmbitos que tratarei. Um pouco da minha vida e missão: Nasci no nordeste do Brasil no estado da Paraíba, em 1972. Em 1992, aos 20 anos, viajei para o Rio de Janeiro, onde vivi até entrar para o seminário em 2001. Estudei filosofia no Brasil, noviciado na argentina, teologia em Itália, em Roma, e neste momento, encontro-me em Portugal, a viver uma experiência pastoral no Bairro do Zambujal.
Experiência na favela. No Rio, residi em diversos sítios, sendo que um deles, a favela da Mangueira, marcou-me muito. ali tive uma experiência de vida extraordinária. Pude ver e sentir de perto a alegria dos moradores pela festa, pelo samba e pelos momentos de partilha entre eles, mas, também a tristeza e o medo nos seus olhares por motivo da violência e do descaso do poder público.
Vocação de missionário. Foi precisamente no meio do sofrimento do povo, que nasceu a minha vocação para ser missionário da Consolata. Motivado pelos missionários que trabalhavam no local, senti um grande desejo de ser consolação para os outros. Pensei: o mundo vai além da minha aldeia, do meu bairro, do meu país. E refleti: a mão que sabe fazer o pão também sabe buscar soluções, não se silencia nos porões. E ocorreu que, a missão entrou na minha vida e eu abraçei os caminhos da missão e da vida consagrada sacerdotal. E sem medo de ser feliz, deixei para trás, trabalho, faculdade, família e amigos, para me aventurar na comunicação da Boa Notícia e na luta por um mundo melhor.