a colaboração da comunidade internacional é determinante nesta luta. Brasil e Banco Islâmico para o Desenvolvimento dão os primeiros passos
a colaboração da comunidade internacional é determinante nesta luta. Brasil e Banco Islâmico para o Desenvolvimento dão os primeiros passosTem início, hoje (16 de Novembro),a cimeira mundial sobre segurança alimentar, a decorrer em Roma até 18 de Novembro. alguns países já estão empenhados na luta contra a fome, ao lado do Órgão das Nações Unidas para a agriculturae alimentação (FaO). após 20 anos de indiferença, a agricultura começa a ser valorizada. O investimento no sector é fundamental para que populações pobres possam subsistir e não depender de ajudas alimentares.
Cientistas de uma universidade brasileira vão colaborar com os programas de desenvolvimento agrícola da organização, para a américa Latina e África. O director geral da FaO felicitou a iniciativa, lembrando que a comunidade internacional detém um papel importante na erradicação do problema. ainda em Novembro, a organização assinou um contrato com o Banco Islâmico para o Desenvolvimento. O grupo vai contribuir com um bilhão de dólares para combater o flagelo alimentar, até 2012, nos países-membros mais pobres das duas organizações.
Debater o problema da fome no mundo é fundamental, num contexto de crise económica. ao propor a realização deste evento mundial, o director geral da FaOalertou para a situação alarmante da insegurança alimentar. a crise silenciosa da fome – que afecta um sexto da humanidade – é uma grave ameaça à paz e segurança no mundo, declarou Jacques Diouf.