Representantes do estado brasileiro de Santa Catarina estiveram, em Mação, para estudar as potencialidades portuguesas, a nível sociocultural. Pretendem melhorar uma iniciativa brasileira
Representantes do estado brasileiro de Santa Catarina estiveram, em Mação, para estudar as potencialidades portuguesas, a nível sociocultural. Pretendem melhorar uma iniciativa brasileira a filha do presidente brasileiro, Lula da Silva, esteve ontem, 11 de Novembro,em Mação, no âmbito do projecto Porto Seguro. Lurian da Silva integra uma comitiva brasileira do estado de Santa Catarina que se deslocou a Portugal para avaliar as potencialidades do museude Mação. Vários protocolos de cooperação entre as duas nações foram assinados.
O programa Porto Seguro consiste na construção de uma plataforma de relações entre o Brasil e a União Europeia, a nível sociocultural. a visita marcou também o encerramento de um seminário de arqueologia e a inauguração da Exposição Internacional Índios Guaranis: um passado revisto pela cerâmica arqueológica .
Quisemos ver como se trabalha a cerâmica no Museu de Mação, ao nível arqueológico e do ensino superior, com respectivas licenciaturas e mestrados, para replicar o projecto em S. José, explicou adriano de Brito, secretário da cultura, membro da comissão. Um projecto-piloto no Brasil, no sector da educação,recorre àcultura e arqueologia para reintegrar crianças desfavorecidas na sociedade.