Interesses económicos motivam a destruição de territórios indígenas. O governo pouco tem feito para impedir a desflorestação – denuncia a Survival
Interesses económicos motivam a destruição de territórios indígenas. O governo pouco tem feito para impedir a desflorestação – denuncia a SurvivalÍndios isolados do Paraguai, na américa do Sul, vêem a sua floresta destruída por produtores de carne. a denúncia é feita por uma organização de defesa dos direitos indígenas. a Survival apela à mobilização do presidente, Fernando Lugo, perante a tragédia que afecta os cidadãos mais vulneráveis do país. Os criadores de gado continuam com adesflorestação dos territórios dos ayoreo-Totobiegosode, apesar do ministério do ambiente o ter proibido, em agosto. Os terrenos seriam utilizados para a criação de animais.
Em causa está a destruição massiva e contínua da floresta e a vida de uma comunidade que depende dela. Os ayoreo resistiram ao longo dos anos a várias tentativas de sedentarização. À semelhança dos restantes índios isolados, são particularmente sensíveis ao contacto directo com outras pessoas. a propagação de doenças comuns, contra as quais não estejam imunizados, é outro perigo que enfrentam. No passado, algumas comunidades indígenasquase desapareceram, pelo mesmo motivo.