a luta deve reunir os diversos campos em questão, defende uma organização. O problema afecta 19 milhões de petizes com menos de cinco anos
a luta deve reunir os diversos campos em questão, defende uma organização. O problema afecta 19 milhões de petizes com menos de cinco anos a organização francesa, action Contre La Faim [acção Contra a Fome], defende que o combate à desnutrição deve ser uma das prioridades do encontro sobre a segurança alimentar, a decorrer em Roma, de 16 a 18 de Novembro. O reforço da produção agrícola e da segurança alimentar são pontos essenciais mas insuficientes. a entidade defende uma maior aproximação dos diversos sectores na luta contra o flagelo. a água, o saneamento, a nutrição, o desenvolvimento agrícola, a saúde devem ser trabalhados em conjunto, ao contrário do que tem acontecido – alerta a açcão Contra a Fome.
Geralmente tratada de modo marginal, a luta contra a má nutrição deve estar no coração dos debates e dos compromissos financeiros que serão tomados, considera a organização. action contre la Faim pede a criação de programas nutricionais para grávidas e crianças com menos de cinco anos [tidos como os mais vulneráveis]. O encontro permite repensar os planos de acção e as estratégias das diversas organizações a actuar neste âmbito.
No mundo, 19 milhões de criança com menos de cinco anos sofre de má nutrição agravada. Para os salvar, são necessários entre 4,5 a 9,1 bilhões de dólares por ano. É urgente agir, pois, além das mortes que se podem evitar, estão em causa as sequelas irreversíveis da desnutrição crónica. Efeitos esses que podem comprometer o desenvolvimento económico dos estados em causa – alerta a organização.