Os sete detidos são acusados de traição à pátria e arriscam pena de morte. O documento reúne 125 assinaturas e apela à libertação imediata dos mesmos
Os sete detidos são acusados de traição à pátria e arriscam pena de morte. O documento reúne 125 assinaturas e apela à libertação imediata dos mesmosassociações portuguesas juntam-se num movimento pela libertação de sete defensores dos direitos humanos saharauis. Foram detidos a 8 de Outubro pela polícia marroquina, em Casablanca, no regresso de uma visita aos campos de refugiados saharauis. Os activistas são acusados de traição à pátria e de atentado contra a soberania e integridade territorial de Marrocos. O abaixo-assinado é subscrito por 125 organizações e apela ao embaixador de Marrocos em Portugal, ao ministro dos negócios estrangeiros português e ao secretário-geral das Nações unidas, entre outras personalidades.
Pela primeira vez em vinte anos, defensores dos direitos humanos saharauis serão apresentados a um tribunal militar e arriscam pena de morte. a população saharaui, que vive sob ocupação marroquina há mais de 35 anos, tem suportado ao longo dos anos várias violações dos direitos do homem. a petição denuncia a intensificação da repressão marroquina sobre este povo e a ocorrência de raptos, perseguições, torturas e detenções arbitrárias, em particular sobre activistas.
as organizações exigem a sua imediata libertação e apelam as Nações Unidas, assim comoaos portugueses, paraagirem em defesa do povo saharaui. Pode consultar a lista de subscritores aqui.