Ervin Krautler, bispo do Xingu, no estado do Pará no Brasil, denuncia a Política de desenvolvimento do governo Lula. Critica-o por não respeitar os Índios nos seus projectos
Ervin Krautler, bispo do Xingu, no estado do Pará no Brasil, denuncia a Política de desenvolvimento do governo Lula. Critica-o por não respeitar os Índios nos seus projectosNós esperávamos muito mais e pensávamos que esse governo, em termos de direitos humanos e dignidade, especialmente dos povos indígenas, avançasse mais. Infelizmente não é essa a realidade, lamenta o prelado.
a politíca do Programa de aceleração do Crescimento (PaC) do governo não respeita os direitos dos índios – afirma o bispo e presidente do Concelho Indigenista Missionário (CIMI). a mesma impede-os de viver os seus ritos e mitos dentro das aldeias.
Os grandes projectos do PaC têm a preocupação de desenvolver o crescimento do país, através da realização de grandes obras. algumas serão construídas em reservas indígenas. Esse tipo de desenvolvimento não condiz com a preservação da vida mas, pode gerar um desequilíbrio de morte, considera o prelado. acusa o PaC de se preocupar, particularmente, com os interesses dos capitalistas como o agronegócio. Entre outros, o cultivo de soja e de cana-de-açúcar.
a XVIII assembleia Geral do CIMI decorreu nos últimos dias de Outubro em Luziânia, no estado de Goiás. ‘Paz e terra para os povos indígenas’ foi o tema geral do encontro. Discutiu-se o modelo de desenvolvimento, adoptado pelo governo Lula, e os impactos dos grandes projectos sobre os povos indígenas.
O documento final, citado por Krautler, revela que as prioridades absolutas do governo federal são empreendimentos exploratórios dos recursos naturais. O prelado lembra que a prioridade do CIMI é defender os povos indígenas, nomeadamente os Guarani- Kaiwá. Estes sofreram violências repetidas do governo, nomeadamente ao serem expulsos das suas terras.