Maior povo indígena da região amazónica, entre a Venezuela e o Brasil, está abandonado pelas autoridades sanitárias. O ví­rus matou sete indígenas, em fins de Outubro
Maior povo indígena da região amazónica, entre a Venezuela e o Brasil, está abandonado pelas autoridades sanitárias. O ví­rus matou sete indígenas, em fins de Outubro a denúncia é feita pela Organização Não Governamental, Survival Internacional. além das vítimas mortais, segundo o governo venezuelano, há ainda 17 casos confirmados da doença no Platanal e Ocamo, no sul do país. a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que possa haver mais mil Yanomami infectados.
a ONG teme que o surto de gripe a contamine o resto do grupo. Trata-se da maior comunidade indígena, relativamente isolada, que vive na selva amazónica. Tem uma população de aproximadamente 32. 000 pessoas, fixada na zona fronteiriça entre o Brasil e a Venezuela. as tribos isoladas apresentam menores resistências, do que outros povos, a doenças comuns.
a situação é crítica. Os dois governos devem agir imediatamente para deter a epidemia e melhorar radicalmente os cuidados sanitários oferecidos aos Yanomami, alerta a organização. Se não o fizerem, veremos centenas de Yanomami morrerem, como aconteceu nos anos 80 e 90 – insiste. Na época, os garimpeiros invadiram as terras indigenas em busca de ouro e transmitiram inúmeras doenças que vitimaram um quinto da populaçao.