a partir do exemplo de Bernardo e abelardo, envolvidos em vivos debates teológicos, acabaram por acordar no essencial: salvaguardar a fé da Igreja e fazer triunfar a verdade na caridade
a partir do exemplo de Bernardo e abelardo, envolvidos em vivos debates teológicos, acabaram por acordar no essencial: salvaguardar a fé da Igreja e fazer triunfar a verdade na caridadeOs crentes simples e humildes devem ser tutelados de interpretações teológicas atrevidas que poderiam pôr em perigo a sua fé, afirmou Bento XVI. Durante a audiência geral desta quarta-feira na Praça de São Pedro, o Pontífice referiu-se a uma disputa teológica antiga que remonta ao século XII entre Bernardo, adepto de uma religião baseada na fé e abelardo, que a centrava na razão e interpretação filosófica da revelação.
O Santo Padre destacou que é útil e necessária uma sã discussão teológica, tendo sempre o magistério (o ensinamento da Igreja e dos Papas) como ponto de referência. Segundo o Papa, o uso excessivo da filosofia tornou perigosamente frágil a doutrina de abelardo. assim, deve haver um equilíbrio entre os princípios arquitectónicos da revelação e os interpretativos sugeridos pela filosofia da razão. Quanto tal equilíbrio de arquitectura não ocorre, a interpretação teológica corre o risco de errar e é o momento em que o magistério deve intervir, explicou o Pontífice.