Há indí­cios de que essas populações possam estar a desaparecer. Uma expedição na floresta pretende perceber o que afecta os aborígenes
Há indí­cios de que essas populações possam estar a desaparecer. Uma expedição na floresta pretende perceber o que afecta os aborígenes a FUNaI, departamento brasileiro para os assuntos indígenas, está a preparar uma expedição de dois meses na floresta amazónica. O objectivo é identificar índios isolados em Javari, onde vivem cerca de 4 mil pessoasde diversas tribos. a organização brasileira estima que a região ocidental da amazónia abriga o maior número de indígenas isolados do Brasil.
Não sabemos como vivem essas pessoas, que língua falam, como caçam, ou qual é a cultura deles, admitiu o coordenador da FUNaI, citado pela organização Survival. Elias Bigio adianta que o objectivo não é entrar em contacto com eles, mas sim confirmar a sua existência e delimitar o seu território. Há sinais de que o número de índios isolados nessa região possa está a diminuir. Em Julho, somente foram identificadas duas cabanas, quando em 1990 existiam nove.
Estes últimos anos, graves epidemias, como a hepatite ou paludismo, têm afectado os índios do Vale de Javari. Dirigentes índios denunciaram, diversas vezes, a passividade da Fundação Brasileira da Saúde perante a situação. Entre outras iniciativas, o prémio Nobel da Paz, adolfo Perez Esquivel, pediu ao presidente brasileiro,Lula da Silva, para intervir.