a «família é o seminário onde nasce a vocação. Mas nem todos sabem disso», afirmou o director do Secretariado diocesano da Pastoral das vocações, juventude e ensino superior de Viseu
a «família é o seminário onde nasce a vocação. Mas nem todos sabem disso», afirmou o director do Secretariado diocesano da Pastoral das vocações, juventude e ensino superior de ViseuO Secretariado de Viseu está a entrar numa nova etapa. Depois de ver e julgar no anterior ano pastoral, este ano vai agir em conformidade, salientou o padre antónio Jorge. aos mais de 250 participantes do VI Fórum de vocações, os responsáveis do Secretariado de Viseu deram o seu testemunho do trabalho que desenvolvem.
além do acompanhamento dos jovens no Seminário em família e dos grupos de discernimento vocacional, Viseu tem uma pastoral vocacionada para os universitários. assim, na primeira terça-feira de cada mês (dia escolhido em função da pre-disponibilidade dos jovens) há um encontro e diálogo. Na segunda terça-feira do mês, os universitários reúnem-se no c’afé, um encontro para discutir temas de cultura e fé.
Na terceira terça-feira do mês, o espaço é reservado ao discernimento vocacional, para maiores de 18 anos, enquanto na última terça-feira do mês há oração, ao estilo de Taizé.
O organismo viseense aposta num itinerário, baseado no plano pastoral, ao invés de um calendário de actividades que depois não se fazem. O padre antónio Jorge sublinhou ainda a importância das novas tecnologias para que a estrutura funcione, embora ciente que tal diminui o número de contactos reais. Por isso defende que os encontros sejam de qualidade.