O eleitorado terá de esperar mais duas semanas para conhecer o resultado final. a FRELIMO, partido no poder, lidera a contagem de votos
O eleitorado terá de esperar mais duas semanas para conhecer o resultado final. a FRELIMO, partido no poder, lidera a contagem de votosO processo de contagem dos resultados ao nível das mesas de voto em Moçambique já foi concluído. Contudo os resultados finais só deverão ser divulgados, quinze dias após a eleição [realizada a 28 de Outubro]. O director do secretariado técnico de administração Eleitoral pediu calma ao eleitorado. Felisberto Naife adiantou que os dados disponíveis confirmam uma maior participação eleitoral em relação a 2004. Nesse ano, só votou 36,4 por cento dos eleitores inscritos.
O Jornal de Notícias de Moçambique revela alguns dados relativos à contagem de votos. Tudo aponta para uma vitória confortável do actual presidente em exercício. Em várias regiões do país, a FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique), partido de armando Gebuza, conta com cerca de 80 por cento dos votos, já contabilizados. Na província de Maputo, onde foram processadas cerca de metade das mesas eleitorais, o candidato presidencial somava 87,2 por cento.
O presidente do Conselho Constitucional pediu ao povo moçambicano um ambiente de paz, ordem e tranquilidade, no período pós-eleitoral. Luís Mondlane assumiu o cargo, há seis meses atrás, tendo sido eleito pela FRELIMO. a sua popularidade baixou consideravelmente perante algumas decisões do órgão sobre a campanha eleitoral. O Conselho Constitucional reprovou as candidaturas de seis concorrentes à presidência da República e acedeu à exclusão de 27 formações políticas das eleições legislativas. Gerou-se um ambiente de descontentamento perante o afastamento de partidos e candidatos, semuma explicação clarados motivos.